sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O preconceito é um conceito mal compreendido (ou "A crença no discurso generalizante")

Resolvi escrever este pequeno artigo depois que alguns internautas encaminharam mensagens ao "blog do Wolgrand" demonstrando expresso desconhecimento do que é o PRECONCEITO. O mais interessante é que, em geral, as pessoas não se consideram preconceituosas, mesmo quando os seus discursos as contradizem.

Penso que, inicialmente, é importante saber o que é um CONCEITO para atingir o nosso propósito. Um conceito é uma construção do intelecto, uma abstração. Diz Aristóteles que é um ato intelectual que parte da observação dos casos particulares, dos quais “retiramos” o que é comum a todos, resultando numa noção geral. É a essência, a substância de um SER.

O conceito aristotélico corresponde à idéia platônica. É um universal. A diferença é que naquele ele é construído pelo homem a partir da observação dos seres concretos. Para Platão ele existe independente dos seres humanos, é eterno, e é intuído direto pelo pensamento, em razão de a alma o ter contemplado antes de se submeter aos limites de um determinado corpo terreno.

Seja como for, é fácil perceber que somente o homem é capaz de pensar por meio de conceitos. O nosso pensamento (e linguagem) é conceitual. Por isso somo capazes de construir realidades para além do aqui agora. Recuperamos o passado e projetamos o futuro. Daí a possibilidade de planejarmos o que ainda está para ocorrer.

Os conceitos, que são as construções mais simples de pensamento, correspondem às palavras, os nomes, os vocábulos, etc. Estes se combinam e formam as frases, as orações, os versos, as sentenças, os juízos, etc. A combinação destas, formam os períodos, os raciocínios, as estrofes, etc, que, por fim, se constituem em teorias, sejam elas científicas, filosóficas, artísticas, empíricas ou religiosas.

Os juízos - que podem ser de valor, realidade ou gosto - são compostos a partir da combinação de conceitos, da qual se tenta utilizar alguns para esclarecer outros, alargando, assim, a nossa compreensão sobre um determinado acontecimento. Vemos isso com bastante clareza quando estudamos, na disciplina Língua Portuguesa, os TERMOS DA ORAÇÃO. Um conceito é o substantivo, outro é o verbo e outro é o adjetivo. Ex: a casa é bonita.

Ao conceito casa (substantivo) é imputado o conceito “bonita” (adjetivo), ligados pelo conceito SER (verbo), formando uma oração que expressa a ocorrência de um determinado fenômeno, isto é, o fato de a casa ser bonita.

Os conceitos são, portanto, condições para a elaboração de pensamentos. Sem eles não apreenderíamos teoricamente a realidade. Mas essa apreensão pode se configurar num equívoco, quando combinamos conceitos que estão em desacordo com aquilo que eles anunciam, isto é, quando ampliamos o alcance de um conceito para além daquilo que ele comporta.

Esse erro de pensamento nem sempre é percebido porque os juízos gerais se adéquam, pelo menos, a uma parcela da realidade, o que lhes confere certo sentido. Mas, como não comportam toda a realidade que anunciam, se bem o examinarmos, perceberemos a dissonância que eles possuem com os fenômenos por eles descritos. A rigor eles são juízos incorretos, decorrentes de generalizações mal feitas (conhecidos no campo das falácias como GENERALIZAÇÕES APRESSADAS).

São esses tipos de pensamentos (trabalhos intelectuais) que se consubstanciam em PRECONCEITOS. Eles são, sobretudo, fruto da crença dogmática em pensamentos mal elaborados que se cristalizam em nosso intelecto.

Quando dizemos, por exemplo, OS HOMENS SÃO INFIÉIS, fazemos uma ampliação do alcance de certos conceitos de forma equivocada, posto que o conceito INFIEL não se conforma e satisfaz plenamente à definição do conceito HOMEM, visto que a infidelidade não é um atributo necessário deste conceito. Além do mais, como as mulheres também podem ser infiéis, a proposição em questão é, mais uma vez, desconstruída em seu "valor de verdade". Logo, esse juízo é precário, o que o torna um pensamento PRECONCEITUOSO.

.
Na elaboração dos pensamentos, o verbo SER também é utilizado indevidamente quando o empregamos de forma absoluta, visto que alguém pode ser infiel num momento e não o ser em outro. A qualidade ou atributo de um ente não se mantém estável, mas se altera geográfica e temporalmente.

A inflexibilidade das idéias que formam as nossas crenças cotidianas, sem a devida crítica, institui essa visão equivocada do mundo que, de alguma forma, em sua superficialidade, fazem com que o ser humano se aferre a certas proposições como se fossem verdadeiras.

Dizer, por exemplo, que os ANÔNIMOS SÃO COVARDES, constitui uma assertiva preconceituosa, pois o conceito covarde não constitui um atributo necessário do conceito anônimo. Por isso ouso dizer que o PRECONCEITO, em sua essência, não passa de um conceito mal compreendido.
.
Em tempo: Analisando a imagem acima, verificamos que o conceito CONFIÁVEL não está, necessariamente, contido como atributo do conceito ILETRADO. Assim são os preconceitos, sutis como os mais voláteis dos gases.

2 comentários:

  1. HUM ,sua visão pode estar antítetica ,em relação o que preconceito pode ser...
    Você julga a visão de Aristoteles e leva para seu cotidiano quando achas que a sua compreensão é a mesma dele...

    ResponderExcluir
  2. eu concordo com você, independente de pensarmos como Aristóteles ou não, a questão é que concordamos com conceitos pré estabelecidos por outros e confiamos que seja nosso, sem averiguarmos sua real origem. Acho que você escreveu bem, e apesar de sem impossível provarmos nosso pensamento com um um já existente, Aristóteles teve a 'sacada' há muito tempo sobre pre-conceitos.

    ResponderExcluir